quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Palavra Pastoral

O que é Gileade?

Gileade é mais do que um nome, é muito mais do que uma marca, é mais do que uma simples igreja nova no mercado. Não queremos definir Gileade como sendo alguma coisa que se pode medir, apalpar, dimensionar ou quantificar. Definirermos Gileade como uma idéia. Sim, Gileade é uma idéia. Uma idéia do coração de Deus que nós não conhecíamos até que Ele nos revelou.

Nós, os que fazemos a Gileade, entendemos que o mundo não necessita de mais uma igreja no mercado, pois já existem muitas, algumas até inúteis. Temos certeza que o mundo não precisa de mais uma marca ou de mais uma igreja. Entendemos que a sociedade hodierna precisa é de uma mensagem libertadora. Uma mensagem de esperança – pois o mundo está doente de falta de esperança. A sociedade precisa de algo que possa ser crível, confiável – o mundo clama por algo em que possa confiar.

Vivemos, não há dúvida sobre isso, uma crise sem precedentes na história da humanidade, isso ocorre em todas as esferas, principalmente na política, na administração pública, nas organizações não oficiais, nas forças militares, na economia, mas também na religião. O povo está cansado e entediado de palavras sem sentido, de discursos sem compromissos, de testemunhos sem vida, de “milagres” fabricados.

Deixa-me dizer-lhes uma verdade: DEUS ESTÁ CANSADO de tudo isso também. Deus está cansado de religiosidade sem santidade; Deus está cansado de trivialidades com Sua Palavra; Deus está cansado de tantas falcatruas realizadas usando o Seu santo nome em vão; Deus está cansado da hipocrisia de tantos que se chamam cristãos, mas negam a sua essência. Deus está cansado da falta de temor e tremor daqueles que tinham a obrigação de adorá-Lo em espírito e em verdade, pois afirmam conhecê-Lo.

A Gileade entende que há uma classe de pessoas a quem Deus procura na terra: os verdadeiros adoradores. E ela se apresenta para ser um modelo de adoração leve, alegre, cheia de graça, profundamente bíblica. Com ousadia e grande responsabilidade se propõe a servir de exemplo, de algo que possa ser lembrado pela sociedade como bom, puro, transparente, uma comunidade totalmente confiável, segura e desejada. Um povo que se ama.

NOSSO DESEJO É QUE AO FALARMOS OU OUVIRMOS FALAR DE GILEADE essa palavra soe em nossos ouvidos como um lugar:

1. Bom de estar e ficar – sim, um lugar em que ninguém fique a contragosto, ou por interesse, ou ainda por falta de opções, mas fique por uma expressão da livre vontade, do desejo de um coração apaixonado por Jesus Cristo. Fique por uma vontade de ser útil a comunidade porque fomos chamados para isso. Deus nos chamou para sermos como árvores. Que possamos cumprir nosso papel fornecendo frutos para os famintos, remédio para os doentes, beleza para os tristes e sombra para os cansados.

2. Onde os relacionamentos sejam sinceros, transparentes e revestidos de muito respeito e companheirismo. Onde possamos olhar no olho um do outro, rirmos juntos sem medo de ser dedurado quando dermos as costas.

3. Onde exista obediência as autoridades espirituais constituídas por Deus – não queremos ser jamais um lugar de disputa por poder ou por autoridade. Mesmo porque Jesus, o nosso Mestre, dá-nos o exemplo em Atos dos Apóstolos, quando abre mão do poder e da autoridade. Ele afirma que o poder quem tem é o Pai e autoridade foi dada a Igreja.

4. Onde o louvor seja leve, mas bíblico e profundo. Um lugar onde possamos ter liberdade para exercer os dons e habilidades que recebemos do SENHOR, com muita responsabilidade. Somos uma Igreja Pentecostal e não abrimos mão dos nossos valores, contudo rejeitamos todo fanatismo e meninice promovidos pela imaturidade ou pela ignorância. Somos uma igreja Bíblica, comprometida com a sã doutrina.

5. Um lugar que nos deixe com saudades, quando, por algum motivo tiver que nos ausentar por um tempo. Um lugar que amemos como nosso lugar, nossa terra prometida, nossa Jerusalém.

6. Um lugar de adoração profunda ao PAI – a Gileade é um jardim fechado, onde só o SENHOR JESUS, o Deus da Igreja Gileade, tem acesso para colher os frutos da sua adoração.

7. Uma agência missionária – a Gileade se coloca à frente, juntamente com outras igrejas có-irmãs, que possuem a mesma visão, para evangelizar Fortaleza, o Ceará, o Brasil e os confins da terra. Nossa proposta é fazer Cristo conhecido entre os povos. É fazermos discípulos, assim estaremos abreviando a volta de Jesus. Amem.

Deus nos abençoe.

Pr Werbston F Gomes